II Semana de Música Barroca

unirio-g

Do dia 27 de setembro ao dia 7 de outubro, acontece a II Semana de Música Barroca. Uma parceria entre a UNIRIO, o Centro de Música Barroca de Versalhes, a Sala Cecília Meireles e a Orquestra Sinfônica Brasileira. Serão 5 masterclasses (canto, música de câmara, piano e violino barroco) e 3 concertos.

O Centro de Música Barroca de Versalhes foi criado em 1987 com a intenção de reunir em um só local pessoas com o objetivo de redescobrir e valorizar a música barroca francesa, que é o foco do presente festival.

Na parte pedagógica da Semana, Benoît Dratwicki ficará responsável por duas masterclasses: canto, dia 27 e música de câmara dia 28. Stéphanie-Marie Dégand fará a de violino barroco no dia 29. Katia Velletaz fará outra de canto no dia 30 e, concluindo o ciclo, dia 5 de outubro, Natalie Valentin fará uma de piano. Todas na Sala Cecília Meireles.

A Semana oferecerá 3 concertos. O primeiro, dia 1 de outubro, com o título “Do Grande Século ao Século das Luzes”, contará com a Orquestra Barroca da UNIRIO (OBU), a soprano Katia Velletaz e regência de Stéphanie-Marie Dégand, que também tocará o violino. No programa, obras de Jean-Marie Leclair e de Rameau.

O segundo concerto, “Do Iluminismo ao Romantismo”, dia 4, será um recital com os músicos: Natalie Valentin (pianoforte), Bruno Procópio (cravo), Stéphanie-Marie Dégand (violino) e Katia Velletaz (soprano), tocando peças de Rameau, Jadin, Rigel, Dauvergne, Mozart e Grétry.

O terceiro e último concerto, “Da Revolução ao Império”, dia 7, conta com a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), regida por Bruno Procópio, que também toca o cravo, mais a violinista Stéphanie-Marie Dégand e a pianista Natalie Valentin. No programa, obras de Rameau, Saint-George, Jadin e Méhul. Todos os concertos na Sala Cecília Meireles.

Para quem quer conhecer o trabalho do Centro de Música Barroca de Versalhes e ouvir obras do barroco francês uma ótima oportunidade. Vale também destacar a participação da OBU e da OSB.

Para mais detalhes sobre a II Semana de Música Barroca e para acompanhar a programação de música de concerto no Rio de Janeiro, não deixe de assinar a agenda de Notas Concertantes aqui.

José Saliby

25 de setembro 2016

Advertisements
This entry was posted in Concerto, Educação, Internacional, Masterclass, Sala Cecilia Meireles and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s