Programação de Música de Concerto em maio de 2017 no Rio de Janeiro

Norma_03

O Theatro Municipal apresenta a ópera Norma do compositor italiano Bellini. Exemplo expressivo do bel canto italiano, a obra terá três apresentações, dia 1, 4 e 6.  Coro e Orquestra do Municipal serão regidos por Roberto Tibiriça.

Também no Municipal, dia 7, será apresentado Tributo a Piazzolla. Com direção de Manoel Poladian, regência de Carlos Buono e os cantores Amelita Baltar (que foi casada com Piazzolla) e Alberto Bianco. Dia 19, a Orquestra Petrobras Sinfônica se apresenta com Eduardo Strausser na batuta, interpretando obras de Mozart e Bruckner. E no dia 21, o pianista Benjamin Grosvenor apresenta peças de Mozart, Beethoven, Schumann entre outros.

A Sala Cecilia Meireles tem mês de muita participação dos músicos cariocas. Dia 7, a Orquestra Sinfônica da Barra Mansa apresenta obras de Schumann e Gliere. Dia 14 é a vez da Orquestra Sinfônica da Cesgranrio apresentar obras de Mario Ferraro, Sibelius e Beethoven. Dia 16, a Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro toca Tacuchian, Gnattali, Richard Strauss entre outros. E dia 20 a Orquestra Bachiana Brasileira apresenta repertório do século XX (Stravinsky, Schöenberg e Pärt). Além disso, dia 19, o Duo Santoro (violoncelos) lança o CD Paisagens Cariocas. E a casa fecha o mês com duas apresentações de obras de Beethoven, dias 26 e 27.

O Espaço BNDES dedica este mês para a música de câmara. Primeiro, dia 3, com o Trio Aquarius interpretando obras de Villa-Lobos, Francisco Braga e Edino Krieger. Dia 10 é a vez do Quarteto Atlântico interpretar obras de Carlos Gomes, Villa-Lobos, Claudio Santoro e Camilo Bronstein. Dia 17 o Trio Arqué apresenta obras de Guerra-Peixe, Mignone e Tchaikovsky. Dia 24 o Quarteto Françaix interpreta Villa-Lobos, Piazzolla, Jeam Françaix entre outros. E fechando o mês, o Quarteto Concertante apresenta obras de Gnattali e Claude Bolling.

A Escola de Música da UFRJ, tem mês com apresentação de vários nomes da casa. São recitais de piano, voz, trompa, violino. Além disso, a Orquestra Sinfônica da UFRJ se apresenta dia 22 e a Orquestra de Sopros da UFRJ no dia 29.

A Cidade das Artes apresenta dia 13 a orquestra Johann Sebastian Rio, junto com o violinista Domenico Nordio, interpretando as Quatro Estações Portenhas de Piazzolla.

A UFF apresenta, entre outras atrações, o filme Limite, de Mario Peixoto, em exibição com a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF tocando a trilha sonora ao vivo, dia 12, 13 e 14.

Até a presente data a Série Música no Museu não divulgou sua programação.

Para a programação completa, acesse a página de Notas Concertantes aqui.

José Saliby

Rio de Janeiro, 4 de maio de 2017

Advertisements
This entry was posted in Ópera, Concerto, Programação and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s