Quatro Orquestras em Uma Semana

OSM1.Estreia195

O mês de março trouxe várias aberturas de temporadas, começando em dose dupla no dia 3. Às 16:30, o corpo do Theatro Municipal de São Paulo iniciou suas atividades em 2018 com uma impressionante apresentação da Sinfonia número 8 de Mahler, conhecida por “Sinfonia dos Mil”, por conta da quantidade de músicos demandados no palco, e fora dele. Algo por volta de trezentos músicos estavam presentes. Foi uma ótima oportunidade de se presenciar toda a força do Coro e Orquestra do Theatro, conduzidos por Minczuk. A Sinfonia (na verdade uma mistura de cantata com sinfonia) causou grande impacto por sua intensidade e profundidade musical. O corpo do Theatro se mostrou a altura do desafio.

No mesmo dia, às 21:00, a Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), também fez sua abertura de temporada, agora na Sala São Paulo. O concerto  teve como solista Eduardo Monteiro, no concerto para piano número 19 de Mozart. Interpretação entrosada de Eduardo com a Orquestra, que foi regida por Roberto Tibiriçá. Na segunda metade do concerto ouvimos a interpretação da terceira sinfonia de Brahms, obra prima da maturidade do compositor alemão.

No dia 8, agora em novo horário, 20:30, foi a vez da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) abrir sua temporada, com a sétima sinfonia de Mahler. Como sempre a OSESP entrega uma execução muito clara e de grande técnica. Para os fãs de Mahler é um evento a não se perder.

Fechando o ciclo de Orquestras, no dia 10, na Sala Cecília Meireles (SCM), a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) apresentou um programa dedicado a Mozart, executando a abertura da ópera Don Giovanni, seguido do Concerto para Flauta número 2 e fechando com a Sinfonia número 39. A OSB tocou com muito brilho e entusiasmo, contando com Tiago Meira solando na flauta, com muita beleza. Está apresentação é parte do Festival Mozart, uma série de sete concertos, em uma associação da SCM com a OSB.

Semana de excelentes apresentações de grandes orquestras brasileiras, com muitas obras de Mozart e Mahler. Ano de 2018 começando promissor.

José Saliby

19 de março de 2018

Advertisements
This entry was posted in Concerto, Festival, Sala Cecilia Meireles, Sala São Paulo, Theatro Municipal de São Paulo and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Quatro Orquestras em Uma Semana

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s